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Como fazer o site do meu salão de beleza ser competitivo na internet

Com o avanço da globalização e principalmente do alcance da internet na vida das pessoas, hoje qualquer empreendimento necessita de presença na web.  Foi justamente pensando nisso que pensamos em trazer para você, que possui um salão de beleza, este rico e importante conteúdo. O nosso objetivo é ensinar a você como deixar o seu salão de beleza competitivo na internet.

Embora antes do início da pandemia do coronavírus o mercado de beleza e higiene pessoal estivesse em franco crescimento, a situação acabou mudando repentinamente por causa da Covid-19.

Mesmo assim, a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPPC) apontou em janeiro de 2020 que o Brasil é o quarto país do mundo com maior consumo de itens produzidos com esses fins e a Beauty Fair encontrou 500 mil estabelecimentos comerciais especializados na área registrados no país.

O crescimento da área é uma boa notícia principalmente para todos os profissionais que trabalham com ela, mas indica também uma pequena saturação do mercado. Cada vez mais é preciso ter diferenciais para se destacar e atrair uma parcela significativa dos consumidores.

Um diferencial muito relevante pode ser um site bem ranqueado nos mecanismos de busca, desenvolvido com qualidade e capaz de atrair clientes para o seu salão de beleza. Mas será que realmente vale a pena apostar nessa alternativa?

Por que ter um site é importante para o meu salão de beleza ser competitivo na internet?

Em uma era de comunicação onde usamos principalmente o mundo virtual, não faz mais sentido viver apenas de divulgação como antigamente fazia-se no boca a boca e também de panfletos em papel.

É claro que esses velhos métodos podem ainda ser importantes, mas não chegam perto do quanto é indispensável saber vender a sua marca nas redes sociais e na internet.

Se você está administrando um salão de beleza, sabe que é muito importante manter páginas ativas e informativas em redes sociais como Instagram e Facebook. Porém isso não basta: O website continua sendo uma forma de comunicação imperativa na internet.

As possibilidades abertas pelo marketing digital e pelas técnicas de SEO fazem com que ter um site ainda seja uma arma importante para quem deseja destacar o seu negócio. Outras possibilidades, como e-commerce e construção de parcerias, também são atraentes.

Ter um site funcional, informativo, chamativo e capaz de ranquear bem nos mecanismos de busca faz com que seu salão de beleza passe a receber uma quantidade muito maior de clientes. Mas como construí-lo? Como fazer com que ele de fato se destaque?

Dicas para  o site do seu salão de beleza ser competitivo na internet

Conheça algumas dicas fundamentais para que o site de seu salão de beleza se destaque na internet:

1. Contrate desenvolvedores de alto nível

Ainda hoje muitas pessoas acabam contratando amigos e conhecidos na hora de criar um site para seus estabelecimentos. E isto ocorre apenas pelo preço mais baixo ou ainda por preguiça de fazer pesquisas mais complexas.

Quem faz este tipo de contratação de serviço raramente colherá bons resultados, onde na maioria dos casos, o serviço acaba ficando muito abaixo do esperado.

O ideal  para isto não acontecer é contratar uma pessoa ou uma empresa com destaque no mercado, que tenha ainda alto conhecimento sobre o assunto. É necessário que seja capaz de entregar não apenas um site pronto, mas principalmente um projeto capaz de alavancar visitas e ranqueamento.

Faça uma pesquisa ampla com vários profissionais e empresas que oferecem desenvolvimento de sites e escolha não o mais barato ou o mais camarada, mas sim aquele que te dá o melhor projeto.

Estamos falando sobre o seu negócio e pensar no futuro é indispensável para o seu salão de beleza ser competitivo na internet. Tenha sempre em mente que o barato pode sair caro no fim.

2. A ideia é ranquear

Ao criar um site, você não quer apenas enviá-lo para amigos ou divulgá-lo nas redes sociais. Sendo assim, a principal função é fazer com que ele ranqueie bem nos mecanismos de busca, atraindo vários novos clientes.

Você realmente precisa desenvolver uma estratégia de ranqueamento, onde estará pensando em palavras-chave, em como seus clientes devem te encontrar. Assim se faz necessário pensar em alternativas para gerar um alto volume de buscas a partir de um bom posicionamento de diversos termos.

É muito importante ter um destaque regional no Google, ou seja, o ideal é ranquear melhor do que os demais salões de beleza da sua cidade. Em 2021, essa é a maneira mais comum de tornar o seu negócio  muito mais conhecido.

3. Saiba a importância de ter um blog e do SEO para seu salão de beleza ser competitivo na internet

SEO (Search Engine Optimization) é um termo que se refere às técnicas que irão ajudar no ranqueamento do seu site.

É com tais técnicas que se pode gerar um engajamento orgânico, e assim acabar atraindo mais tráfego, aumentando o conhecimento das pessoas sobre a sua marca.

É imprescindível ter um blog dentro do seu site com textos orgânicos, com bom uso de técnicas SEO e que não pareçam merchandising. Pois esta é uma excelente forma para melhorar o seu ranking e também gerar engajamento.

Você pode pensar em  todas as especialidades do seu salão de beleza e preparar textos informativos sobre eles.

Que tal descrever como funcionam os processos mais modernos de máscaras faciais, ou ainda fazer uma lista de cortes de cabelo que devem estar na moda no próximo inverno?

Quanto mais interessantes são os assuntos tratados e melhores os textos em seu blog, mais as pessoas serão organicamente atraídas para o seu negócio!

4. Português impecável é um atrativo

Com o  seu blog criado dentro do site de seu salão de beleza, saiba que não adianta de nada a produção de conteúdo com qualidade ruim. A gramática, também a ortografia e a qualidade textual são características fundamentais.

Da mesma forma que escolher profissionais de alto nível para desenvolver o seu site , é de suma importância fazê-lo em conjunto com os produtores de conteúdo também.

Eles não só entendem bem de todas as características relacionadas ao ranqueamento nos mecanismos de busca, como ainda usam muito bem a escrita.

A qualidade é tudo para quem deseja alavancar o negócio em um mercado competitivo. Não fique atento apenas nos serviços prestados, mas também, e principalmente, nas informações concedidas ao público.

5. Entenda as suas especialidades

Pode ser que o seu salão de beleza ofereça serviços para todas as áreas do corpo, tenha especialistas em vários tipos de cabelos e um enorme staff profissionalizado.

Se você possui um blog no site do seu salão de beleza, deve tratar apenas sobre os assuntos que são as suas especialidades.

Assim será mais fácil terminar os textos de maneira que atraia o leitor diretamente para o seu negócio e também será possível escrevê-los de maneira profissional.

Supondo que o dia da noiva seja a principal base do negócio, dê maior foco a ele nos textos, coloque-o em destaque na página inicial, insira também fotos e vídeos. Quanto mais atração existir sobre os seus potenciais clientes, melhor!

6. Conheça a potencial clientela

O que as mulheres (e os homens) mais buscam em salões de beleza atualmente? O que elas mais pesquisam sobre o assunto na internet? Por quais produtos mais se interessam? Qual o procedimento mais popular?

Você precisa saber as respostas para todas essas perguntas ao criar um site para o seu salão de beleza. Existem ferramentas e mecanismos que te ajudam a descobrir quais são os termos mais buscados no Google e os produtos mais vendidos.

Mesmo que você não ofereça todos os serviços relacionados em seu salão de beleza, pode ainda mencioná-los em seu blog de maneira orgânica, apenas por uma questão ranqueamento. É uma forma de atrair mais pessoas e conquistar ainda mais clientes indiretamente.

Patrícia de Souza, editora de beleza do portal Universo Delas, afirma que os estojos de maquiagem estão entre os itens da área mais vendidos atualmente.

Uma ideia interessante é produzir artigos sobre esses produtos, despertando assim a curiosidade do público e fazendo, também, com que o site de seu salão seja melhor ranqueado.

7. Capriche nas imagens e nos vídeos

Por mais que o texto seja fundamental para  a facilitação do ranqueamento nos mecanismos de busca, ele não pode ser um recurso único. As pessoas se cansam rapidamente quando não há fotos e vídeos que quebrem a leitura.

Para melhorar a qualidade da leitura é possível inserir imagens de seu próprio estabelecimento, o que já passa uma sensação de segurança para os leitores, ou buscá-las em bancos virtuais.

Existem muitas fotografias gratuitas espalhadas pela internet.

Usar técnicas de SEO nas legendas e nos nomes dos arquivos também te ajuda a ranquear melhor, o que demonstra ainda mais a importância de caprichar nas imagens.

8. Faça do site limpo e informativo

Nós falamos sobre como ranquear bem nos mecanismos de busca e atrair pessoas para o site do seu salão de beleza. Porém, nada disso importa se ele não for limpo e informativo.

Discuta com os desenvolvedores como evitar uma poluição de imagens, cores, textos e informações. Em um primeiro momento, o que o salão de beleza faz, onde ele está localizado e como contatá-lo devem estar visíveis.

Os visitantes devem identificar esses detalhes logo ao entrarem na página inicial do site.

Ao se perguntar “como fazer o site do meu salão de beleza se destacar?”, lembre-se que ele deve trazer informações essenciais em um lugar visível e que não deve ter nenhum tipo de poluição visual.

Isso realça, mais uma vez, a importância de contratar profissionais de alto nível.

9. Pense na possibilidade de um e-commerce

Se o seu salão de beleza não apenas faz procedimentos como também vende cosméticos e outros produtos, uma ideia é inserir um e-commerce no seu site.

Dessa forma é possível que você também terá um bom ranqueamento na busca por produtos específicos. Caprichar nas descrições e no que você fala sobre eles na página de vendas também é uma ideia que pode ajudar.

Porém, caso você invista em e-commerce, é importante pensar ainda em questões como tempo de entrega, segurança no momento das compras, campanhas de marketing e sistema de cadastro. Aumentar as vendas online também pode alavancar o seu salão de beleza!

Conclusão

Embora o mercado de beleza e higiene pessoal e esteja muito competitivo, é importante lembrar que sempre terá uma grande clientela pronta para aproveitar o que ele oferece.

Um site é indispensável para quem deseja ter um salão de beleza procurado em 2021. Ele pode usar também de muitas armas que só a internet proporciona e servir ainda para atrair clientes, ou alavancar as vendas e até criar uma fila nos serviços essenciais.

A principal resposta para a nossa pergunta de “como fazer o site do meu salão de beleza se destacar?” é a qualidade.

É importante a participação de desenvolvedores de alto nível, também de redatores especializados, as informações precisam ser claras, e como um bônus, é muito importante ter um e-commerce que funciona.

Um site limpo e informativo pode ser a chave do sucesso do seu negócio!