#jotaconecta

Como melhorar a velocidade do seu wordpress

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Como melhorar a velocidade do seu WordPress? Esta ferramenta é a mais utilizada no mundo para construção de sites, mas se não for bem otimizada pode te trazer problemas de performance. Desse modo a necessidade de boas técnicas de otimização, um bom sistema de cache e como escolher a melhor hospedagem de site, serão os temas que abordaremos.

A velocidade do wordpress melhora meus resultados?

Um dos fatores de rankeamento do Google é justamente a velocidade do seu WordPress em relação aos sites de seus concorrentes. Exemplo: Seu site é do nicho de tecnologia e seu concorrente direto tem um site mais rápido. Logo, ele aparecerá na sua frente no buscador e isso certamente lhe trará menos acessos.

Entretanto, estamos falando apenas da parte de SEO, diretrizes e técnicas utilizadas pelo Google. Um outro ponto importante seria a experiência que o usuário terá acessando sua página. Alguns estudos ainda vão além e revelam que apenas 1 segundo a mais de demora no carregamento do seu site, afastaria até 10% dos acessos.

Como identificar se meu site está lento

Algumas ferramentas web podem testar a velocidade do seu site e lhe auxiliar nesse ponto. Com apenas alguns cliques saberá se seu site possuí problemas de performance ou não. O gtmetrix, Google PageSpeed, WebPageTest e Google Test My Site são algumas delas que rapidamente identificariam problemas focando na velocidade que seu site é carregado.

Essas ferramentas geram um resultado/nota da velocidade do seu site, acima de 80 é considerado uma boa pontuação e abaixo de 59 uma nota ruim. No caso de uma nota ruim, ficará visível um relatório sobre como melhorar este resultado.

Algumas sugestões sobre como diminuir o tamanho de suas imagens, o uso de um bom sistema de cache e problemas em seus códigos HTML estarão presentes também nesta rápida análise.

Porém, somente essas ferramentas não serão suficientes para sanar seus problemas de performance. Não adianta reduzir seus códigos em HTML e comprimir suas imagens se a experiência que o usuário terá será ruim.

Desse modo, aqui vai algumas dicas de como melhorar a velocidade do seu wordpress e trazer uma boa experiência para seus usuários, clientes ou leitores.

Cache

Ter um bom sistema de cache é um dos pontos mais importantes que fará com que a velocidade do seu wordpress melhore e muito. Isto acontece, pois o sistema de cache salva alguns dados de sua página no servidor, disponibilizando esses dados/cópias mais rápidos para o usuário quando solicitado. Também impede que seu site fique visivelmente fora do ar caso o servidor sofra alguma queda momentânea, o usuário provavelmente não vai nem perceber a indisponibilidade. O cache serve principalmente para que o servidor não tenha que carregar sua página do zero toda vez que for solicitada.

Um plugin que pode ajudar muita nessa questão é o W3 Total Cache. Este plugin possuí configurações como, auxílio no cache do seu navegador, integração com serviços externos como a CDN (excelente no auxílio velocidade do seu site) e sistemas de minificação (Exclui atividades redundantes do usuário e navegador).

Versão do PHP

O PHP é uma linguagem de programação desenvolvida para aplicações web e é a base do wordpress. Por isso tê-la sempre atualizada é fundamental para manter seu site seguro e mais rápido. 

Além do problema de segurança, a velocidade do seu WordPress também é afetada se o php não estiver atualizado. Isto ocorre porque a própria plataforma do wordpress vive em constante atualização acompanhando o PHP, e alguns plug-ins do seu site podem não ter mais funções ou apresentar problemas de funcionalidade para versões desatualizadas (Fora o problema de vulnerabilidade).

Em suas atualizações o PHP sempre lança ferramentas e funções que podem auxiliar e muito no carregamento de sua página web.  

Um estudo realizado recentemente mostra o desempenho do wordpress com o PHP desatualizado em relação aos sites com o PHP atualizado, veja o gráfico abaixo.

Testes realizados pela Empresa Kinsta 

Uma forma simples de saber a versão do seu PHP é através da função phpinfo(). Crie um arquivo .php (um palpite, phpinfo.php) dentro do diretório principal da sua hospedagem e no conteúdo deste arquivo coloque o seguinte código:

<? php

   phpinfo ();

?>

Posteriormente salve o arquivo criado phpinfo.php e execute em seu navegador da seguinte forma https://meusite.com.br/phpinfo.php. Não esqueça de setar permissões de leitura antes de testar. Deverá aparecer diversas informações sobre seu PHP e uma delas é a versão utilizada, como na imagem abaixo. 

Como melhorar a velocidade do seu wordpress
Como melhorar a velocidade do seu wordpress

Limpeza do seu Banco de Dados

Limpezas periódicas também ajudam na velocidade do seu wordpress. Se for realizar esta ação e não tiver pleno conhecimento do que está fazendo, recomendo desde já que busque auxílio técnico e antes de fazer qualquer alteração (Sempre tenha em sua máquina um backup do seu banco de dados).

Por que preciso limpar meu banco de dados? A resposta é simples, com o tempo o banco de dados do WordPress vai acumulando informações desnecessárias e como este assunto pode ser um pouco extenso, vamos focar apenas em dois pontos simples que poderiam lhe ajudar.

  1. Quando você começa a produzir um novo post e para a produção pela metade, seu banco de dados automaticamente guarda aquele rascunho. Vira uma espécie de “lixo eletrônico” para o seu banco e dependendo da quantidade de vezes que fizer isso, seria a quantidade de vezes que seu banco de dados guardaria estas revisões (Um acúmulo desnecessário).
  2. Outro exemplo é quando instala um plugin para testes e aquele plugin por algum motivo não lhe agradou. Quando fizer a desinstalação na maioria das vezes o WordPress não removerá todas as informações daquela ferramenta do seu banco de dados. Agora imagine que você é um usuário curioso e toda hora instala e desinstala um plugin no seu site, isto pode prejudicar e muito a performance da sua página web.

Agora que você entendeu os motivos de ter que limpar o seu banco de dados, vou indicar dois plug-ins super conhecidos que vão lhe ajudar nessas tarefas, WP Rocket e WP Optmize, uma observação, se for utilizar um destes plug-ins não precisar optar pelo W3 Total Cache. Através do WP Optmize é possível ver tabelas que estão em sobrecarga por exemplo. Já o WP Rocket segundo os desenvolvedores, ele pode lhe auxiliar em até 80% na melhora do seu sistema de cache. Vale a pena da uma conferida nos dois. 

Ter um bom Plano de Hospedagem

Um dos fatores que podem atrapalhar na velocidade do seu wordpres é a infraestrutura do seu plano de hospedagem. Não adianta seguir as dicas anteriores se seu site necessita por exemplo de 1GB de memória PHP, porém seu servidor disponibiliza apenas 500MB. Nesse sentido boas práticas de otimização devem andar em conjunto com um bom plano de hospedagem.

O serviço escolhido deve deixar claro o quanto de consumo você pode utilizar, e no que tange a desempenho de seu site dois pontos são cruciais:

  • CPU em alguns casos vCPUs (que refere-se a porcentagem de processamento que você utilizar daquele servidor/plano).
  • Memória RAM: Seria a capacidade em conjunto com o processador que seu plano tem de realizar requisições/tarefas junto ao servidor.

Por isso, na hora de escolher uma Hospedagem WordPress, verifique principalmente se o plano tem a estrutura necessária para atender as requisições que seu site fará no servidor. Uma tecnologia que pode ajudar nesse ponto é a CDN.

A maioria dos serviços de hospedagem no Brasil disponibilizam a CDN, tecnologia normalmente oferecida pela cloudflare com parcerias em empresas de hospedagem. Rede de distribuição de conteúdo ou Content Delivery Network, como é conhecida a CDN.

Funciona da seguinte forma, um usuário no Brasil acessa uma página web cujo servidor está localizado no Canadá, esta tecnologia vai traçar a melhor rota dos servidores mais próximos para que aquele usuário tenha um acesso mais rápido no site, automaticamente a CDN já faz outra cópia do acesso daquele usuário do Canadá, deixando ainda mais rápido para o próximo usuário que acessar daquela região. Por isso, antes de buscar um bom plano de hospedagem, verifique se está empresa presta este tipo de serviço.

Também é recomendável que sempre busque planos de hospedagem em empresas brasileiras, isso facilitará muito a sua vida quando precisar de um suporte técnico (a menos que fale outras línguas). 

Hoje grande parte das empresas no brasil prestam suporte através de três canais ou mais, pelo telefone, chat e canais internos para clientes. Busque saber antes como funciona o suporte da empresa escolhida. Esse ponto não te ajuda muito em relação a velocidade do seu wordpress, mas se precisar de ajuda para alterar a versão do seu PHP por exemplo, o suporte desta empresa pode lhe auxiliar.

Seguindo essas dicas com certeza terá um desempenho bem melhor no seu site e consequentemente uma posição melhor no raking do google. 

Quer receber um orçamento para criação de um site profissional?

Compartilhe esse contéudo com seus amigos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *