#jotaconecta

Segurança WordPress: Como proteger seu site?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

A questão da segurança sempre foi um aspecto fundamental quando falamos de sites WordPress. Embora o software principal do WordPress seja muito seguro e seja auditado regularmente por centenas de desenvolvedores, há muito que pode ser feito para manter seu site seguro.

Há primeiramente dois pontos em que se apoia a segurança: a programação usada na aplicação e o usuário.

Por mais capaz, habilitada e cuidadosa que seja a equipe de desenvolvimento, alguns problemas são insolúveis por parte de quem desenvolve o site, uma vez que há usuários leigos que se descuidam e a segurança de um sistema.

Muitos desses problemas são criados pelo fato do usuário (como leigo), não ter as ferramentas necessárias para a solução de problemas ou até mesmo a própria administração do site e do software em si.

Levando isso em consideração, algumas empresas e desenvolvedores se tornam cada vez mais empenhados em criar ferramentas que facilitem assim, a administração de websites quando repassados de desenvolvedor para usuário. Ou até mesmo para facilitar a administração geral do site pelo desenvolvedor.

Por que a segurança do site é importante?

Um site WordPress hackeado pode causar sérios danos ao faturamento e à reputação de uma empresa. Os hackers podem roubar informações do usuário, senhas, instalar softwares maliciosos e até mesmo distribuir malware para seus usuários.

Pior, você pode acabar pagando ransomware a hackers apenas para recuperar o acesso ao seu site.

Em março de 2016, o Google relatou que mais de 50 milhões de usuários de sites foram avisados ​​sobre um site que estão visitando pode conter malware ou roubar informações.

Além disso, o Google coloca na lista negra cerca de 20.000 sites para malware e cerca de 50.000 para phishing a cada semana.

Se o seu site é um negócio, você precisa prestar atenção extra à segurança do WordPress.

Da mesma forma que é responsabilidade do proprietário da empresa proteger o prédio da loja física, como proprietário de uma empresa online é sua responsabilidade proteger o site.

Mantendo o WordPress atualizado

WordPress é um software de código aberto que é mantido e atualizado regularmente. Por padrão, o WordPress instala automaticamente pequenas atualizações. Para versões principais, você precisa iniciar manualmente a atualização.

O WordPress também vem com milhares de plugins e temas que você pode instalar no seu site. Esses plugins e temas são mantidos por desenvolvedores terceirizados que também lançam atualizações regularmente.

Essas atualizações do WordPress são cruciais para a segurança e estabilidade do seu site WordPress. Você precisa se certificar de que o núcleo, os plugins e o tema do WordPress estão atualizados.

Senhas fortes e permissões de usuário

As tentativas de hacking mais comuns do WordPress usam senhas roubadas.

Você pode tornar isso difícil usando senhas mais fortes que são exclusivas para o seu site. Não apenas para a área de administração do WordPress, mas também para contas de FTP, banco de dados, conta de hospedagem do WordPress e seus endereços de e-mail personalizados que usam o nome de domínio do seu site.

Outra forma de reduzir o risco é não dar a ninguém acesso à sua conta de administrador do WordPress, a menos que seja absolutamente necessário . Se você tem uma grande equipe ou autores convidados, certifique-se de entender as funções e recursos do usuário no WordPress antes de adicionar novas contas de usuário e autores ao seu site WordPress.

Segurança do WordPress em etapas fáceis (sem codificação)

Sabemos que melhorar a segurança do WordPress pode ser uma ideia aterrorizante para iniciantes. Especialmente se você não for técnico. Adivinhe – você não está sozinho.

Ajudamos milhares de usuários do WordPress a fortalecer a segurança de seus sites WordPress.

Mostraremos abaixo como você pode melhorar a segurança do WordPress com apenas alguns cliques (sem necessidade de codificação).

Instale uma solução de backup do WordPress

Os backups são sua primeira defesa contra qualquer ataque do WordPress. Lembre-se de que nada é 100% seguro. Se os sites do governo podem ser hackeados, o seu também pode.

Os backups permitem que você restaure rapidamente seu site WordPress caso algo ruim aconteça.

Existem muitos plugins de backup gratuitos e pagos do WordPress que você pode usar. A coisa mais importante que você precisa saber quando se trata de backups é que você deve salvar regularmente os backups completos do site em um local remoto (não em sua conta de hospedagem).

Recomendamos armazená-lo em um serviço de nuvem como Amazon, Google Drive, Dropbox ou outras nuvens privadas

Com base na frequência com que você atualiza seu site, a configuração ideal pode ser backups diários ou em tempo real.

Felizmente, isso pode ser feito facilmente usando plugins como o UpdraftPlus. Eles são confiáveis ​​e, o mais importante, fáceis de usar (sem necessidade de codificação).

Melhor plugin de segurança para WordPress: BBQ PRO

Jeff Star, um desenvolvedor renomado na área de desenvolvimento, criou um plugin de WordPress para tornar esse tipo de tarefa mais fácil.

O nome da ferramenta é BBQ (Block Bad Queries) e o principal objetivo é bloquear consultas ou entradas não autorizadas pelo usuário ou desenvolvedor no website, geralmente realizadas por hackers.

Esse plugin é extremamente fácil de usar e com apenas alguns cliques você efetua ações de segurança poderosas em seu site.

Dentre algumas opções disponibilizadas pelo plugin estão: 

  •     Opção de alerta de emails
  • Ativar ou desativar regras de segurança
  • Desabilitar BBQ para usuários logados
  • Bloquear solicitações extremamente grandes
  • Redirecionar todas as solicitações bloqueadas
  • Exibir uma mensagem customizada

Informações disponíveis a respeito do Firewall:

  • Contagem para cada padrão ou código
  • Medição da taxa de sucesso do Firewall
  • Customização dedicada para padrões e regras
  • Barra gráfica para contagem de informação
  • Suporte para login avançado

O plugin foi criado na intenção de tornar essas e outras muitas ações, uma tarefa simples, rápida e intuitiva. E claro, mantendo tudo muito seguro para desenvolvedores e usuários. Segurança afinal, é o principal foco do plugin, sendo até sendo exibido em forma de orgulho no website oficial a seguinte frase:

Mais de 100,000 usuários de WordPress confiam na versão gratuita do BBQ para ajudar na segurança de seus websites. BBQ Pro leva a segurança do Firewall para um outro nível, de proteção mais avançada e controle absoluto sobre cada detalhe.

O BBQ Pro, versão avançada e paga do BBQ, que como o próprio desenvolvedor cita, leva a proteção e controle para um outro nível.

O plugin não aparenta ter carência de detalhes e opções oferecidas em sua versão gratuita. Mesmo assim a versão paga do BBQ oferece mais que o triplo de recursos do que sua versão free.

Sendo algumas delas:

  • Bloquear qualquer endereço de IP
  • Estatísticas para solicitações bloqueadas
  • Completar documentação inline
  • Ferramentas para resetar opções e padrões
  • Sem propagandas
  • Enviar emails para solicitações bloqueadas

Se mesmo depois de adquirido pelo desenvolvedor ou usuário, surgirem dúvidas sobre o modo de utilização da plataforma, no próprio website do plugin, existem fóruns sobre tópicos gerais ou avançados sobre toda a plataforma.

Conclusão

Isso é tudo, esperamos que este artigo tenha ajudado você a aprender as melhores práticas de segurança do WordPress, bem como descobrir os melhores plugins de segurança do WordPress para o seu site.

Quer receber um orçamento para criação de um site profissional?

Compartilhe esse contéudo com seus amigos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *