#jotaconecta

Site pessoal: o que eu devo saber antes de iniciar meu site

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Você quer se promover através e criar site pessoal, mas não tem certeza se deve fazer isso? Você precisa saber que existem diversos motivos para você considerar ter o seu próprio site.

A procura por empresas que criam sites deixou de ser feita apenas por profissionais criativos, como fotógrafos, escritores, artistas e designers. Hoje, todos podem se beneficiar com um site pessoal.

Se você deseja ter um portfólio online para se destacar no momento de procurar uma vaga de emprego, ou quer trabalhar a sua imagem na internet, provavelmente, um site pessoal será a solução que você precisa.

O objetivo de um site pessoal é falar sobre você. Ele será um currículo muito mais sofisticado e que irá transmitir todo o seu profissionalismo.

No entanto, antes de começar a pensar nesse projeto, você precisa saber que para criar um site é necessário fazer um bom planejamento, ter um conteúdo básico e um pouco de tempo.

Pensando nisso, para te ajudar no processo, separamos o que você precisa saber sobre web designer para iniciar o seu site pessoal. 

Se você quer atualizar sua presença online e criar uma marca para si mesmo, ou simplesmente deseja ter um excelente currículo, acompanhe o restante do post!

Quais benefícios um site pessoal pode oferecer?

Antes de conferir tudo o que você precisa saber para criar seu site, você precisa entender quais benefícios ele realmente poderá te oferecer.

Imagine, por exemplo, que você deseja se candidatar a um emprego e a empresa pede para ver alguns de seus trabalhos já realizados. Em vez de enviar vários anexos por e-mail para a empresa, você pode enviar apenas o link do seu site, onde você poderá inserir todas as informações que deseja divulgar.

Um site pessoal funciona como um portfólio, porém online. Além de mostrar todos os seus trabalhos, o site também é uma ótima maneira de mostrar que você é mais experiente e adaptável ao mundo digital, e isso é uma qualidade muito importante no mercado de trabalho.

Outro benefício de ter um site pessoal é que ele poderá ser acessado facilmente sempre que alguém quiser ver novamente seus trabalhos, além de ser uma forma muito prática de compartilhar suas informações profissionais com outras pessoas.

Vale ressaltar que um site de qualidade também é compatível com dispositivos móveis (design responsivo). Isso quer dizer que as pessoas poderão ver seu conteúdo enquanto elas estão em movimento.

O último benefício de ter seu próprio site é bem simples: é divertido. Você pode ter um site do jeito que quiser. Ele pode conter imagens, vídeos, conteúdo, entre outros elementos para você deixar sua marca pessoal no universo online.

O que você deve incluir no seu site pessoal

Antes de começar a criar seu site, é importante que você tenha uma ideia clara do que deseja. Por mais que você já saiba os benefícios, é importante que entenda por qual motivo você realmente deseja ter seu site próprio.    

Pergunte a si mesmo: “Por que eu quero ter um site pessoal?”

Vamos supor que você seja um profissional que atua de forma online, como criador de conteúdo, por exemplo. É importante que você tenha um local online onde todo o seu trabalho estará disponível na internet. Você pode falar sobre maquiagem, dicas de marketing ou receitas de comidas, não importa, você quer que as pessoas conheçam seu trabalho.  

Entender por qual motivo você está criando o seu site irá te ajudar a determinar o que você quer incluir nele. Abaixo, você confere algumas das principais informações que sites pessoais costumam ter:

  • Página sobre mim: para que as pessoas possam te conhecer e conferir um resumo sobre sua carreira, ou vida pessoal, se quiser compartilhar; 
  • Contato: caso os visitantes do site queiram entrar em contato com você; 
  • Portfólio ou cases: você pode inserir alguns dos seus trabalhos; 
  • Blog: com um blog você poderá divulgar frequentemente seus projetos e outros conteúdos relevantes para os visitantes do seu site.

Vale lembrar que cada site pessoal pode ter informações diferentes, já que deve atender as necessidades de cada pessoa. Outras informações que você pode pensar em ter em seu site são:

  • Calendário de eventos que você estará presente ou apresentando;
  • Formulário de inscrição, caso seja necessário;
  • Currículo profissional;
  • Depoimentos sobre você – pode ser de pessoas com quem você trabalhou anteriormente;
  • Links para suas redes sociais;
  • Galeria de fotos/mídia.

Essas são apenas algumas informações que você pode ter em seu site pessoal, pois a lista é praticamente infinita. O que inserir irá depender de você e de seu objetivo. No mínimo, é importante que todo site tenha uma página “Sobre mim” e uma maneira dos visitantes entrarem em contato com você.

Como criar um site pessoal

A criação do seu site também irá depender muito da forma que você deseja criá-lo. Você pode optar por uma opção mais simples, em uma plataforma onde só precisará escolher um layout e inserir as informações, ou pode escolher uma mais elaborada, onde é possível inserir plugins, como o WordPress.

É importante que você tenha em mente que o seu site irá te representar. Portanto, é essencial que ele tenha uma boa qualidade.

Para te ajudar, vamos dar algumas dicas sobre como criar um site pessoal no WordPress. Mesmo que você escolha outra opção, você poderá se basear em nossas dicas para criar seu site em outra plataforma. 

Antes de começar, você deve criar uma conta no WordPress e ter um serviço de hospedagem conectado.

Hospedagem é um serviço que oferece o armazenamento e a disponibilização de um site online para que ele seja acessado durante 24h por dia. Algumas das mais conhecidas são: Uol Host, Hostgator, Godaddy e Locaweb. No entanto, existem outras opções disponíveis no mercado. Logo, é importante que você avalie as e escolha a que melhor atende às suas necessidades.

Com sua conta WordPress feita e a hospedagem contratada, está na hora de você criar seu site pessoal. Veja a seguir algumas dicas que separamos:

Tema para site pessoal

O primeiro passo é você escolher um tema (template) ideal para suas necessidades. Para facilitar a criação do site, o WordPress oferece algumas opções gratuitas e pagas de temas prontos.

Você também pode criar o seu próprio template, mas isso exige um pouco de conhecimentos técnicos. 

Estrutura do site 

Como o próprio nome já diz, um site pessoal se concentra na pessoa, ou seja, você. Portanto, ele deve envolver uma combinação de texto (informações sobre você, suas habilidades, etc.) e design (principalmente fotos suas e dos seus trabalhos) e pode seguir essa estrutura: 

Página inicial – Home

A página inicial vai ser responsável por causar a primeira impressão nos visitantes do seu site. Pense que ela funciona como um CV interativo, abrangente e atraente. Com isso em mente, disponibilize todas as informações importantes (trabalhos realizados, sobre mim, contato, etc) em um menu, assim poderão ser facilmente acessadas. 

Você pode escolher a ordem das informações conforme preferir, mas recomendamos que a sequência seja: 

1- Home

2- Sobre mim

3- Portfólio

5- Blog

4- Contato

Você precisará esclarecer as informações e, de preferência, oferecer depoimentos sobre seu trabalho. Não se esqueça de também adicionar botões de call to action (chamada para ação) para reunir novos assinantes, vender seu produto ou ser contratado por potenciais clientes. 

Embora a lista e sequência que passamos acima tenha uma estrutura “clássica” de site pessoal, você pode considerar outras variações. 

Página sobre mim

A página “Sobre mim” é essencial para que os visitantes do seu site saiba quem é você. Você pode fazer um breve resumo se apresentando. Fale sobre sua história e a sua experiência profissional. 

Se quiser, também pode colocar algumas informações pessoais, como idade, cidade de nascimento, viagens, etc. Isso pode ajudar a criar uma conexão com o leitor, além de ajudar a mostrar quem você é como pessoa. 

Página de portfólio

Na página de portfólio você pode disponibilizar seus principais trabalhos realizados. Essa página pode conter conteúdo, imagens, vídeos, etc. O importante é que você consiga apresentar as informações de forma organizada e que sejam fáceis de serem visualizadas. 

Uma boa opção é colocar uma galeria de imagens. Ao clicar cada uma delas, uma caixa de texto abrirá ao lado.  

Página de blog

Essa opção pode ser mais aplicável para algumas profissões do que outras. No entanto, se você pode criar conteúdo de qualidade sobre sua área de atuação, o blog é uma ótima opção para ter no seu site. 

Um blog pode oferecer diversos benefícios, sendo o principal a geração de tráfego. Quando você publica conteúdo de qualidade e otimizado (SEO), você consegue atingir mais pessoas interessadas no seu conteúdo. 

Além disso, você passa a se tornar uma referência em seu nicho de atuação. Isso pode fazer com que grandes oportunidades cheguem até você. Escreva sobre seus projetos, seu setor e qualquer coisa relacionada a você ou às coisas que você gosta de fazer. 

Página de Contato

Tenha uma página exclusiva para contato. Ela é importante para que os visitantes do seu site possam escolher a melhor forma de entrar em contato com você. Inclusive, sempre tente oferecer mais de uma opção. 

Além de você oferecer a possibilidade da pessoa escolher como ela prefere entrar em contato, você também diminui o risco de perder uma oportunidade por não estar disponível na única opção que disponibilizou, como telefone, por exemplo. 

Você pode disponibilizar: telefone, celular, WhatsApp, e-mail e as redes sociais.

Conteúdo para o site pessoal 

O principal conteúdo de um site pessoal são as informações sobre você, suas habilidades e seus trabalhos. Você deve usar uma linguagem assertiva, destacar suas realizações e garantir que o conteúdo seja fácil de ler; nesse caso, você pode utilizar uma lista com marcadores (•) ou uso de “caixas”. 

Além disso, se você optar por adicionar uma página de blog, otimize-a em termos de SEO para atingir todas as palavras-chave necessárias. Escreva coisas relacionadas à sua profissão, use a criatividade ao seu favor e escreva com paixão. 

Dessa forma, você conseguirá chamar a atenção dos visitantes do seus site e irá conquistá-los.

Tenha um site responsivo

Quando falamos que um site é responsivo, significa que ele se adapta a diferentes tamanhos de telas. Hoje em dia, isso se tornou essencial para qualquer tipo de site. Isso porque as pessoas utilizam diversos tipos de dispositivos para acessarem a internet. 

É ótimo que você se dedique durante horas ao design do seu site para que ele fique do jeito que deseja, mas se ele não se adaptar a todos os tipos de telas – celulares, tablets, computadores, etc. – você provavelmente estará jogando todo o seu esforço no lixo. 

Recomendações para o seu site pessoal 

Falamos o básico sobre criação de um site pessoal, mas temos mais algumas recomendações adicionais que podem te beneficiar e ajudar a destacar seu site:

Use animações para melhorar seu site 

Aproveite os widgets e ferramentas, como a barra de progresso, o widget contador, cabeçalhos animados e outros, para dar vida ao seu site e fazer com que ele não pareça um simples CV digital. 

Use uma navegação fácil e objetiva

Se os visitantes não encontrarem de forma fácil e rápida as informações que eles desejam em seu site, provavelmente irão abandoná-lo. Tome muito cuidado para não exagerar no design e fazer com que os usuários tenham uma má experiência de navegação. 

Lembre-se de seu objetivo final, que é mostrar suas habilidades e seu trabalho. Logo, o design precisa ter como objetivo levar seu usuário a essas informações de forma clara e objetiva. 

Use imagens para quebrar textos

Seja nas páginas com suas informações ou no seu blog, sempre utilize parágrafos curtos e diretos. Além disso, use imagens para quebrar textos longos. Isso é importante para que os usuários não fiquem entediados ou percam o foco. 

Facilite o contato com você

Você criou um ótimo site pessoal, com imagens de qualidade, conteúdo claro, design com esquema de cores perfeito e animações, mas se os usuários não tiverem como entrar em contato com você, ou se essas informações forem difíceis de serem encontradas, seu site não atingirá o seu objetivo. 

É muito importante que você mantenha as informações de contato sempre atualizadas. Além da página de contato, você também pode usar formulários ou até pop-ups com as informações.

Principais perguntas sobre sites pessoais 

Abaixo, você confere algumas das dúvidas mais frequentes quando se trata de sites pessoais: 

Posso fazer upload de um arquivo PDF?

Alguns profissionais podem ter a necessidade de oferecer alguns trabalhos em formato PDF. Se esse for o seu caso, saiba que é possível fazer isso com o auxílio de algum plugin, como o PDF Embedder, por exemplo. 

Posso fazer a venda de produtos? 

Sim, você pode! No entanto, será necessário adicionar uma loja online por meio de uma plataforma de comércio eletrônico. 

Qual nome de domínio devo usar?

Essa decisão é muito particular e cada profissional deverá escolher o que é melhor para si. No entanto, recomendamos que você utilize seu nome e, se possível, sua profissão. 

Vale lembrar que se você deseja atingir usuários em outros países, é interessante usar a terminação “.com”, caso contrário, pode utilizar a “.com.br”, ou outra que seja de acordo com sua necessidade. 

Chegou a hora de criar seu site pessoal

Agora que você conferiu todas as nossas dicas sobre como criar site pessoal, está na hora de começar a planejar como será o seu. Lembre-se de que o seu site irá funcionar como um currículo, porém muito mais elaborado, moderno e até mesmo divertido. 

Diferente de um site institucional, principalmente os de empresas que atuam em áreas mais sérias (como advocacia, por exemplo), um site pessoal pode ter o estilo que você quiser. A sua abordagem é mais divertida? Você quer transmitir uma imagem mais minimalista? Quer que o site tenha elementos de marketing? 

Tudo isso é possível! Basta que você faça um bom planejamento e crie seu site de acordo com seus objetivos e necessidades. 

Gostou das nossas dicas? Temos mais uma para compartilhar: não tenha medo de usar a criatividade a seu favor! Use as cores que quiser, inclua animações e formas diferentes no seu design. 

Lembre-se de que esta é a sua oportunidade de mostrar ao mundo a sua criatividade e personalidade.

por : Caio Nogueira

Quer receber um orçamento para criação de um site profissional?

Compartilhe esse contéudo com seus amigos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *