Ferramentas para melhorar o relacionamento online entre os colaboradores

O aumento das pessoas trabalhando remotamente é uma realidade do mundo corporativo que veio para ficar. Por isso, é cada vez mais importante que as empresas estejam abertas a adaptações para se manterem competitivas.

No entanto, embora essa modalidade traga muitos benefícios, como a otimização de custos, tempo e aumento de produtividade, é preciso enxergar seus colaboradores não só como uma força de trabalho, mas sim como um parceiro de sucesso. Assim, melhorar o relacionamento on-line é um dos segredos para colher resultados positivos.

Confira mais detalhes sobre o tema na leitura completa do artigo!

Por que é importante melhorar o relacionamento online na empresa

Investir na comunicação interna é uma estratégia que gera benefícios além da consciência de cada colaborador sobre o seu papel na organização. Ao adotar uma cultura que valoriza o diálogo, você consegue criar um ambiente mais leve, agradável, respeitoso, enfim, oferecer qualidade de vida na empresa.

Assim, a tendência é que os colaboradores se sintam mais engajados com os objetivos e metas do negócio. Com a expansão do trabalho remoto, essa missão se estende aos trabalhadores que cumprem sua jornada de casa ou de outros pontos fora da organização.

Nesse cenário, é preciso adotar tecnologias inclusivas, isto é, que permitam que esses profissionais estejam sempre por dentro das decisões importantes da empresa, onde quer que estejam. Isso faz com que eles se sintam valorizados e consigam aprimorar resultados no exercício de suas atribuições.

A boa notícia é que existem ferramentas que facilitam essa conexão. Confira 3 delas a seguir!

3 dicas de ferramentas para facilitar o relacionamento entre colaboradores

Existem várias ferramentas e práticas que são úteis para garantir um bom relacionamento com os colaboradores do home office. Para ajudar nas suas escolhas, aqui estão três principais:

1. Chats instantâneos

Os chats instantâneos são ferramentas cruciais para quem busca melhorar o relacionamento on-line entre os colaboradores. O Google Chat, por exemplo, é uma ótima solução do Workspace para estabelecer um bom diálogo entre times.

Nesse aplicativo, os usuários podem trocar mensagens diretas, bem como estabelecer conversas em grupo, facilitando a troca de informações e documentos. O Chat ainda disponibiliza um lugar central para discussão de tópicos, os famosos Spaces, que podem ser usados para o desenvolvimento de projetos, criação de comunidades e uma cultura de equipe.

Nele, é possível, encontrar conversas e arquivos rapidamente e contar com a ajuda de bots e sugestões inteligentes para se conectar aos participantes das reuniões. Essas são algumas das funcionalidades que contribuem para melhorar o relacionamento on-line entre os colaboradores.

Nos recursos de chats instantâneos, também temos o Google Hangouts, uma plataforma de comunicação que, além de mensagens instantâneas, inclui chat de vídeo, SMS e VOIP.

2. Plataformas para call

Outra solução para melhorar o relacionamento on-line do seu time de colaboradores são as plataformas para call, como o Google Meet. A aplicação funciona como forte aliada para a boa comunicação empresarial.

Com o Meet, os usuários de conta Google têm a possibilidade de criar videoconferências e chamadas on-line com até 24 horas de duração, conectando equipes, clientes e fornecedores.

Para quem precisa de interações dinâmicas e modernas de trabalho, como no trabalho remoto, o Meet permite que essas pessoas ganhem mais espaço e um papel relevante para o desempenho das atividades.

Normalmente, encontros presenciais dependem do alinhamento de agenda de todos os envolvidos, do deslocamento de algumas pessoas. A plataforma de call do Google traz flexibilidade nesses campos.

As reuniões da sua empresa se tornam sinônimo de agilidade e eficiência. Aqui, estão alguns recursos que poderão ser utilizados durante as chamadas:

  • apresentação de slides;
  • criação de salas temáticas;
  • compartilhamento de tela;
  • aplicação de efeitos visuais;
  • aplicações de enquetes e legendas ao vivo e em vários idiomas.

3. Plataformas que permitem o trabalho colaborativo em tempo real

Diante de um mercado dinâmico e cada vez mais competitivo, a agilidade e eficiência na comunicação interna tornou-se uma peça fundamental na tomada de decisões imediatas e alcance de resultados satisfatórios.

É por isso que plataformas que viabilizam o trabalho colaborativo em tempo real, como o Google Workspace, são tão importantes para acelerar processos. Nela, você encontra as soluções necessárias para uma atuação mais organizada, fluida e produtiva para as equipes, como:

  • Gmail;
  • Agenda;
  • Drive;
  • Apresentações;
  • Sites.

Independentemente de as inovações na forma de trabalho serem em menor ou maior grau, elas provavelmente vão refletir em uma mudança de cultura e nas estratégias utilizadas pelo negócio. Para melhorar o relacionamento on-line entre os colaboradores, a escolha das soluções digitais certas também farão toda a diferença, facilitando o alcance dos resultados pretendidos.