Erros mais comuns no conteúdo e na forma do e-mail marketing

O e-mail marketing é uma das estratégias mais importantes no investimento em produção de conteúdo para alavancar as vendas.

Porém, muitas marcas enviam os e-mails apenas para “cumprir tabela”, sem atenção a alguns erros comuns que podem ter o efeito inverso e distanciar os possíveis clientes.

Pensando nisso, neste post, você vai compreender quais são os erros mais comuns no conteúdo e na forma do e-mail marketing.

Erros comuns em e-mail marketing

Aqui estão alguns erros que você deve evitar no momento de criar e-mails marketing.

Conteúdos que falam apenas da empresa

É comum ver empresas que enviam e-mails para seus leads falando exclusivamente da própria marca: contando histórias de sucesso, apresentando a equipe de colaboradores ou outras coisas do tipo.

A verdade é que esse tipo de conteúdo não é interessante para os potenciais clientes, pois o que eles querem mesmo saber é o como você pode ajudá-los com produtos e serviços.

Além disso, esse tipo de mensagem egocêntrica pode passar uma imagem de falta de preocupação com o consumidor.

Colocar muitas imagens

Muita gente que trabalha com marketing acredita que as imagens são efetivas porque chamam mais a atenção do que longos textos. No entanto, há quem exagere nesse pensamento, enviando e-mails recheados de imagens.

O que você deve considerar é que, nesses casos, existe uma grande chance de o cliente fechar o e-mail antes mesmo de carregar o conteúdo todo, já que a mensagem fica mais pesada.

Generalização dos conteúdos

Se você envia o mesmo e-mail para todos os seus leads, está cometendo um grande erro. Mesmo que as estratégias de marketing funcionem a partir de generalizações dos grupos, esses padrões não podem ser tão abrangentes.

Você deve tentar personalizar o máximo possível as suas mensagens para causar maiores sensações de identificação com os clientes.

Enviar e-mail marketing não solicitado

A compra e venda de listas de contatos é uma realidade nesse meio. Porém, a eficiência desse tipo de ação é muito pequena e pode prejudicar a reputação da empresa.

Por isso, envie mensagens apenas às pessoas que se cadastraram em sua lista e aceitaram recebê-las. É bem comum ver reclamações nas redes sociais de empresas invasivas, que não respeitam as decisões dos consumidores.

Esquecer dos celulares e tablets

Esse é um erro muito comum para os que estão começando a trabalhar com e-mail marketing. Você deve considerar que 71 milhões de brasileiros acessam a internet apenas pelo celular e, por isso, formatar as suas mensagens de uma forma que elas sejam totalmente adaptadas aos dispositivos móveis.

Em sua coluna no portal Guia55, o desenvolvedor de sistemas Rubens Alves deu algumas dicas para facilitar essa adaptação: “O fundamental é pensar na experiência do usuário nos smartphones e tablets. Isso passa pela disposição dos elementos e pela facilidade de navegação na mensagem. Os links devem ser grandes e bem colocados, evitando que o usuário clique por engano”.

Enviar e-mails demais

Se você acha uma boa ideia se comunicar com seus leads todos os dias através do e-mail, deve repensar esse conceito. Essa aproximação forçada pode irritar os seus clientes e fazer com que eles sintam raiva só de ler o nome da sua marca.

Portanto, monte um cronograma para os disparos dos e-mails e certifique-se de não tornar os envios cansativos para os leitores.

Conclusão

Agora que você já sabe os erros que deve evitar ao criar e-mail marketing, lembre-se de que essa é uma ótima estratégia quando se trata de marketing digital, porém, deve ser muito bem planejada.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo e que, a partir de agora, consiga criar e-mails eficientes para o seu público-alvo.

Quer receber um orçamento para criação de um site profissional?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.